Rio de Janeiro realiza etapa estadual preparatória ao II ENE

imp-ult-1414713639Atividade preparatória para o encontro nacional indica um dia de mobilizações em apoio à greve dos servidores públicos estaduais e as ocupações dos estudantes

No último dia 16 de abril, o Rio de Janeiro (RJ) recebeu o Encontro Estadual de Educação Preparatório do II Encontro Nacional da Educação (ENE), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus da Praia Vermelha, localizado na Zona Sul. Organizado pelo Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública (Fedep), que é composto por várias entidades, entre elas o ANDES-SN, o Encontro reuniu trabalhadores, estudantes, movimentos populares, sociais e sindicais e discutiu propostas, que serão apresentadas no II ENE, que acontece em Brasília (DF), de 16 a 18 de junho deste ano, com o mote “Contra o ajuste fiscal e a dívida pública – por um projeto classista e democrático de Educação”.

Na abertura do Encontro, foram discutidos temas referentes às Organizações Sociais (OS), a Base Nacional Comum Curricular (BCNN) e o acesso à Educação. No período da tarde, os debates foram divididos em três grandes eixos: “Ocupando as escolas: democratização do espaço público”, “Tem dinheiro para Olimpíada, mas não tem para educação: contra o desmonte do serviço público” e “A gente não quer só comida, a gente quer acesso, permanência e vagas”. A primeira mesa contou com a participação dos estudantes que ocupam mais de 40 escolas da rede estadual de ensino no Rio.

Após intensos debates, já na plenária de encerramento, os presentes aprovaram por consenso o apoio às ocupações de estudantes das escolas da rede estadual de ensino e à greve dos servidores públicos estaduais. Na ocasião, também foi reforçada a necessidade de intensificar a lutar contra o Projeto de Lei Complementar (PLP 257/2016), que prevê a suspensão dos concursos públicos, o congelamento de salários, o não pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), a destruição da previdência social e a revisão dos Regimes Jurídicos dos Servidores, entre outras medidas.

Para Luis Eduardo Acosta, 1° vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, o encontro preparatório ao ENE foi bastante representativo e positivo. “Foi um evento qualitativamente vitorioso, pois conseguimos congregar um arco muito grande de movimentos e também por conta das conclusões que reformulamos, como o apoio às lutas que estão ocorrendo aqui no estado do Rio de Janeiro. Vamos sistematizar as discussões dos três grupos de trabalho, que será a nossa contribuição para o II ENE, além da proposta de indicar um Dia Nacional de Lutas em defesa da Educação Pública”, concluiu.

*Com informações e fotos da Aduff SSind.

Fonte: ANDES-SN

Conhecimento, Currículo e Avaliação, Gestão/Organização do Trabalho Escolar, Universalização da Educação, Acesso e Permanência

2 comentários sobre “Rio de Janeiro realiza etapa estadual preparatória ao II ENE

  1. Bom dia!

    Moro em Natal RN. Gostaria muito de ir ao II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Quero saber exatamente onde será o evento. Sei que é em Brasília DF. Mas em que lugar? Rua? Bairro? Para ver a questão de pousadas e Hotéis.
    Obrigada!
    Aguardo uma resposta.

    CurtirCurtir

    Responder
    • Olá, Fernanda. Veja a postagem https://ene2016.org/2016/05/31/orientacoes-para-as-caravanas-do-ii-ene/

      CurtirCurtir

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s