Paraná e Santa Catarina realizam etapa preparatória do II ENE em Curitiba

IMG_90041A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na cidade de Curitiba (PR), recebeu, no sábado (30/4), a Etapa Preparatória Regional de Paraná e Santa Catarina para o II Encontro Nacional de Educação (II ENE). Mais de cem pessoas participaram dos debates, que partiram dos relatórios das seis etapas regionais descentralizadas para aprofundar as discussões sobre modelo de educação, e finalizar o relatório que será utilizado no II ENE, em Brasília (DF), no mês de julho.

Etapas preparatórias descentralizadas foram realizadas de 2 a 9 de abril, com exceção da etapa catarinense, que ocorreu em Florianópolis ainda no ano de 2015. Foram cinco encontros realizados no Paraná: um na região centro-oeste, um no litoral, um em União da Vitória (divisa com Santa Catarina), um em Foz do Iguaçu e um em Curitiba. Cada encontro reuniu, em média, 200 participantes.

Participaram da construção das etapas diversas categorias, entre docentes das universidades estaduais, universidades e institutos federais, de faculdades particulares, estudantes, servidores, movimentos sociais, quilombolas, sem-terra e a oposição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

Na etapa realizada na UTFPR, foram apresentadas propostas tiradas nas plenárias locais pelo estado. Um representante de cada plenária pôde relatar as principais demandas da educação de sua região. As propostas foram feitas com base nos eixos definidos para o II ENE, que são trabalho e formação dos trabalhadores da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais; gestão; e avaliação.

Mary Falcão, 2ª vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN, avaliou positivamente a etapa regional do II ENE no Paraná e Santa Catarina. “Foi um encontro muito participativo. Além das mais de cem pessoas que estiveram na UTFPR, tivemos média de participação de duzentas pessoas por encontro descentralizado, que puderam debater a situação da educação em cada região do Paraná e de Santa Catarina”, comentou a docente. Mary ressalta que a preparação para o II ENE continua nos dois estados, e que no dia 6 de maio haverá uma reunião para organizar a caravana dos paranaenses e catarinenses para participar do II ENE, na capital federal.

Com informações e imagem de Apufpr-SSind

Fonte: ANDES-SN

Outras postagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s