Vem aí o II Encontro Nacional de Educação, de 16 a 18 de junho, em Brasília; inscrições até 10 de junho

As inscrições para participar do II Encontro Nacional de Educação (ENE) foram prorrogadas até o dia 10 de junho. A data também marca o limite para que as pessoas que já preencheram a ficha de inscrição realizem o pagamento da taxa de inscrição.

O II ENE (Encontro Nacional da Educação), que acontece de 16 a 18 de junho próximo, está na reta final da preparação. Sob o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”, o espaço pretende debater e articular as lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade. O II ENE será realizado em meio a um cenário de aprofundamento da precarização das condições de trabalho e infraestrutura, assim como do avanço da privatização, desde as escolas da rede básica até as instituições de ensino da educação superior.

Segundo a dirigente Joaninha de Oliveira, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, vai ser um momento privilegiado para o debate sobre o sucateamento, a privatização da educação pública e os diversos ataques contra o setor, assim como será a continuidade da luta em defesa dessa educação pública. “Também será um salto relevante em relação à organização dessa mobilização. Se no encontro anterior o norte foi a luta contra o PNE (Plano Nacional de Educação), neste pretendemos avançar na construção de um Plano Nacional de Educação classista e democrático, decidido pela comunidade”, afirma.

Os eixos temáticos a ser debatidos serão: Trabalho e formação dos/as trabalhadores da Educação; Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-racial; Financiamento; Avaliação; Gestão e Acesso e Permanência.

Os encontros preparatórios regionais ou estaduais já foram realizados para que as propostas fossem debatidas e elaboradas  desde as bases, através da participação de diversos setores pelos estados, fortalecendo, assim, a unidade em torno de um projeto comum em defesa da Educação Pública.

Entre as entidades que compõem o Comitê estão CSP-Conlutas, Andes-SN, Sinasefe, CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres), Oposição de Esquerda da UNE, Exneef (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física), Federação Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas (Fenet) e Associação Brasileira dos Educadores Marxistas (Abem).

Inscrições

Para fazer a inscrição, é necessário preencher a ficha disponível em ene2016.org/inscricoes e seguir as orientações de pagamento. O não cumprimento das orientações pode impossibilitar o credenciamento no evento.

Giovanni Frizzo, 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN e da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional, ressalta a importância da realização das inscrições dentro do prazo. “É fundamental que todas as pessoas que participarão do II ENE façam a inscrição no prazo estabelecido. Assim, teremos o levantamento da quantidade de participantes para podermos organizar a infraestrutura do encontro e recebermos as caravanas que virão de todo o país. Assim como é fundamental que o pagamento das taxas de inscrição também seja efetuado de acordo com as orientações que se encontram no blog, pois o II ENE é um evento autofinanciado e, portanto, para garantir as melhores condições de infraestrutura, precisamos desse repasse”, afirma o docente.

Frizzo ressalta ainda que a construção do II ENE se dá em um período de grande efervescência das lutas sociais. “A mobilização dos trabalhadores, trabalhadoras e estudantes se mostra como uma importante alternativa na construção de um projeto classista de educação, que corresponda às demandas da classe trabalhadora”, completa o diretor do ANDES-SN, que integra o comitê nacional da Campanha “10% do PIB para a Educação Pública, Já!”.

Abertas inscrições para imprensa

Os trabalhadores da comunicação que desejem cobrir o II ENE também podem se inscrever. É necessário preencher a ficha de inscrição disponível em ene2016.org/imprensa até o dia 9/6 e enviar para o email [email protected] uma carta do sindicato/movimento/portal/empresa/etc em que trabalha, solicitando participação no evento.

Fonte: CSP-Conlutas

Outras postagens

2 comentários sobre “Vem aí o II Encontro Nacional de Educação, de 16 a 18 de junho, em Brasília; inscrições até 10 de junho

  1. com é feito a inscrição para os cortitas ??????

    CurtirCurtir

    Responder
    • Da mesma maneira que para os demais. Qualquer dúvida, entre em contato com

      CurtirCurtir

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s