II ENE discute a construção de projeto educacional contra hegemônico

II ENE-grupo 1

Os períodos da tarde e noite desta sexta-feira (17), do II Encontro Nacional de Educação (ENE), foram reservados para as discussões dos grupos de trabalhos. A atividade complementou o dia, que teve pela manhã a mesa de abertura com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o ajuste fiscal e a dívida pública”.

Divididos em cerca de grupos de trabalho, os quase 2 mil participantes do II ENE discutiram os eixos temáticos: gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores da educação; acesso à permanência; gênero; sexualidade; orientação sexual e questões étnico-raciais.

II ENE - grupo 2

Entre os objetivos dos debates estavam o aprofundamento da crítica ao caráter privatista do Plano Nacional de Educação (PNE); os ataques dos governos estaduais e federal ao ensino público e gratuito; além do debate sobre qual a educação pública que deve ser construída em contraponto à atual política educacional.

Os temas dos GTs foram pensados pelo Comitê Nacional “em Defesa 10% do PIB para a Educação Pública, já!” para que as discussões ofereçam sustentação para um projeto de educacional com base na expansão humana, que construa um projeto de educação contra hegemônico, para além do capital, e realmente voltado aos interesses da classe trabalhadora.

II ENe - grupo 3

O ENE seguirá até este sábado (18), com a apresentação de painéis temáticos pela manhã e a plenária final, no período da tarde, que trará uma síntese das discussões dos GTs.

Outras postagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s