Orientações

Orientações para os encontros preparatórios ao III ENE (municipais, regionais, estaduais)

  1. Quem poderá participar dos encontros preparatórios?

Todos que tiverem interesse: fóruns/comitês em defesa da escola pública; frentes/comitês por uma escola sem mordaça, movimentos sociais do campo e da cidade e de luta contra as opressões, sindicatos e centrais sindicais, organizações politicas, movimento estudantil, associações e grupos de pesquisa, comunidade escolar.

  1. Como os encontros podem ser organizados?

As entidades locais e os interessados têm autonomia para organizar seus encontros de abrangência municipal, regional e estadual, conforme contexto e recursos disponíveis.

Os eventos preparatórios apontam um conjunto de possibilidades, que podem ser levadas em consideração.

2.1 Análise da conjuntura, inclusive com a apresentação de indicadores[1] e descrição de situações vivenciadas no cotidiano da comunidade escolar  (por exemplo: número de escolas, de professores – efetivos e não efetivos, de estudantes; formação dos professores, plano de carreira e salários; tipos de avaliações por modalidade de ensino; assistência estudantil; políticas de acesso e permanência; evasão; financiamento; parceria público-privada, militarização, projetos de lei municipais e/ou estaduais que atacam a pluralidade de ensino e autonomia docente). Essas ações podem contribuir para a construção do diagnóstico da realidade educacional brasileira.

2.2 Formação de grupos de trabalho para debater sobre os níveis e as modalidades de ensino e eixos na perspectiva de posicionar sobre o projeto classista e democrático de educação que defendemos para o Brasil e identificar as estratégias (iniciativas) de luta e enfrentamentos construídas localmente em defesa da educação pública e gratuita.

2.3 Plenária para apresentação da síntese dos grupos e deliberação das propostas a serem enviadas como contribuições ao III ENE.

  1. Até quando os encontros preparatórios devem ser realizados?

Até 14 de dezembro de 2018.

  1. Quais são as temáticas e como podem ser os debates?

As discussões do III ENE devem ser subsidiadas por este documento devendo abordar:

4.1 Os níveis e as modalidades de educação existentes no município/região/estado de forma transversal (Educação básica, técnica e tecnológica, superior, pós-graduação, EJA, EAD, educação do campo, indígena, educação especial), bem como as perspectivas de educação popular.

4.2 Os eixos debatidos no II ENE tiveram como objetivos identificar as demandas locais, iniciar um diagnóstico da educação, apontando algumas estratégias de enfrentamento aos ataques à educação pública. Para o III ENE, precisamos aprofundar o diagnóstico com a perspectiva de construir um projeto classista e democrático de educação para o Brasil na forma de um Sistema Nacional de Educação, que seja um horizonte para a organização da classe nas lutas pela educação.

  1. Como elaborar e para quem encaminhar o relatório final dos encontros preparatórios?

A elaboração de relatório síntese dos debates e as deliberações da etapa preparatória podem ser realizados conforme roteiro anexo.

5.1 Os relatórios, as imagens, os vídeos e os demais materiais referentes às etapas preparatórias (não estadual) devem ser enviados à comissão organizadora do III ENE por meio do e-mail imprensaene@gmail.com (arquivo em formato pdf) para que sejam publicados no blog do ENE.

5.2 O relatório da etapa estadual deve ser enviado à comissão organizadora do III ENE por meio do e-mail imprensaene@gmail.com (arquivo em formato pdf) até 14 de dezembro de 2018.

 

Roteiro para relatório

Estado   Local e data  
Número e perfil de participantes   Entidades participantes  
Eixos Realidade local Enfrentamentos realizados Proposta para projeto classista e democrático de educação
Conhecimento, Currículo e Avaliação      
Formação de trabalhadores da educação      
 

Trabalho na Educação e Condições de Estudo

 

     
Universalização da Educação, Acesso e Permanência      
Gestão/Organização do Trabalho Escolar

 

     
Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais      
Financiamento da Educação      
Organização da Classe Trabalhadora      
Outras informações relevantes