As atividades da tarde deste sábado (13), segundo dia do III Encontro Nacional de Educação, foram abertas com o painel “Movimentos sociais e as experiências de educação popular no Brasil”. Participam da mesa Tatiane Ribeiro, pela Rede Emancipa, Erivan Hilário, do MST, Maria Carolina, pelo MUP, Irene Maestro do Luta Popular, Camila Marques, do NEP 13 de Maio, e Cléber Vieira, do Neabi.
Os representantes dos movimentos relataram as histórias de construção de diferentes projetos educação popular, no campo e na cidade. Destacaram o papel da educação como instrumento de transformação social.
As falas ressaltaram a importância dos projetos para elevar o nível de conhecimento e de consciência da classe trabalhadora. Com isso, populações historicamente excluídas tem a possibilidade de participar ativamente na construção de outro projeto de sociedade e também de educação.
O painel estava previsto para a noite de ontem (12), mas foi suspenso devido à forte chuva que atingiu a capital federal.O III ENE acontece desde sexta-feira (12), no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB). As atividades ocorrem até domingo (14). Mais de 900 pessoas estão inscritas no evento.