Três estados realizam encontros preparatórios ao II ENE

IMG-20160510-WA0002Amazonas, Minas Gerais e Roraima realizaram seus encontros preparatórios ao II Encontro Nacional de Educação (ENE) durante o final de semana de 6 a 8 de maio. O II ENE será realizado em Brasília (DF), de 16 a 18 de junho.

Minas Gerais

O encontro regional mineiro foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, capital do estado, no dia 7 de maio. Mais de 200 pessoas participaram do encontro, entre estudantes, docentes de educação superior e básica, técnicos e outras categorias. Pela manhã, Olgaíses Maués, diretora do ANDES-SN, e Wladimir Coelho, professor de ensino médio, participaram do debate sobre um projeto classista para a educação.

No período da tarde, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho (GT) para debater propostas, que serão encaminhadas ao II ENE como contribuição do encontro preparatório. Renata Rena, 2ª vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN, considerou que o evento superou as expectativas. “Em plena véspera ao Dia das Mães, conseguimos realizar um grande encontro, com importante presença de muitas categorias dispostas a debater e construir um novo projeto de educação”, afirmou a docente.

Amazonas

O encontro preparatório amazonense foi realizado nos dias 6 e 7 de maio, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. O encontro começou com a mesa de abertura “Conjuntura e Educação”, na qual falaram as nove entidades organizadoras. Em seguida, foi realizada a conferência sobre “A luta por uma educação pública, democrática, laica e emancipatória”, com Jacob Paiva, 1º secretário do ANDES-SN e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional, seguida de atividade cultural.

No dia 7 de maio, os participantes realizaram grupos de trabalho para discutir três dos seis eixos propostos para o II ENE. Foram eles “Gestão: democracia, eleições, conselhos e autonomia”, “Acesso e Permanência: moradia, transporte, alimentação, bolsas, creches, Enem, Sisu, Vestibular e cotas” e “Gênero, Orientação Sexual, Questões Étnico-raciais”. O relatório do encontro foi encaminhado ao II ENE. Jacob Paiva avaliou positivamente o evento. “Realizamos um debate muito rico, e saímos do encontro sabendo da necessidade de transformar esse espaço de debate em uma organização permanente, algo como um Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública”, afirmou o 1º secretário do ANDES-SN.

Roraima

Nos dias 5 e 6 de maio, foi realizado também no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o encontro preparatório ao II ENE. Cerca de 200 pessoas entre professores e estudantes da educação básica, ensino superior, institutos tecnológicos, movimentos sociais e interessados e envolvidos na educação pública debateram sobre os eixos do encontro nacional e acerca das suas experiências, demandas e reivindicações em âmbito estadual e municipal.

No encontro foi realizada uma palestra sobre a educação no contexto neoliberal, seguida de debate. O encontro teve continuidade com uma mesa composta por professores da educação básica sobre a greve protagonizada pela categoria em 2015 e que durou mais de 70 dias. Os participantes realizaram as discussões sobre dois eixos sugeridos para o II ENE: “Financiamento” e “Trabalho e Formação dos/as Trabalhadores da educação”. Outros quatro eixos foram discutidos junto com temas, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o projeto da Escola Sem Partido. No relatório final constam os elementos debatidos durante o encontro e os desafios da educação em Roraima, e que serão encaminhados ao II ENE.

Segundo Vânia Kowalczuk, 2° vice-presidente da Regional Norte I do ANDES-SN, o encontro preparatório foi importante para unir pessoas que defendem a educação pública e também reorganizar o Comitê Estadual de Educação. “Para o II ENE, levaremos um pouco da nossa realidade local com o objetivo de construir uma pauta comum em nível nacional onde pretendemos defender a educação pública e gratuita brasileira dos diversos ataques que os governos têm feito. Na plenária final, também, foi solicitada que a discussão sobre educação continue via Comitê Estadual e que ela seja levada para os trabalhadores e estudantes da educação em todos os municípios do estado”, disse.

Com imagem de Regional Leste do ANDES-SN

Fonte: ANDES-SN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s