Reunião da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (CONEDEP)
Brasília, 21 de novembro de 2017
Participantes:
Luiz Paulo e José Junior (FENET); Sofia Ferreira (ENESSO); Victor Sales (Juntos); Jacob Paiva (ANDES); Ronaldo Naziazeno (SINASEFE).
Local: Sede do ANDES-SN
Pauta:
1-Informes;
2-Comunicação;
3- Diagnóstico/ Agenda do III ENE;
Inicio da reunião às 10 horas
Informes:
ANDES-SN- Realizamos um Seminário sobre os 100 anos da Revolução Russa (de 9 a 11/11) e uma Reunião com movimentos sindicais e sociais e partidos de esquerdas para debater a reorganização da classe trabalhadora (11/11), ambas no Rio de Janeiro. Dia 28/11 haverá uma Caravana em Brasília convocada pelo FONASFE e FONACATE e por algumas centrais. De 22 a 28/1/2018 realizaremos nosso 37º Congresso, em Salvador/BA, na seção Sindical ADUNEB. A participação na CONAPE será decidida no 37º Congresso.
Após os informes, o representante do ANDES-SN fez uma breve recapitulação do que houve na última reunião que ocorreu no dia 20/9, em São Paulo. Foi destacada a discussão do diagnóstico educacional que servirá de base para a realização do III ENE e a composição dos grupos de trabalho por nível e modalidade de ensino. Também foi recapitulado o debate sobre a organização da comunicação para o III ENE e necessidade de se compor uma Comissão para iniciar o trabalho. (vide relatório da última reunião). Tal comissão teria objetivo de preparar o processo de divulgação e promoção do evento. Houve a exposição, por parte da Renata, jornalista do ANDES, sobre a organização dessa tarefa nos ENE’s anteriores.
Comunicação:
- Necessidade das entidades apresentarem nomes dos diretores e de seus profissionais da comunicação para comporem a comissão de impressa e divulgação do ENE (cartaz, blog, facebook, card, divisão de trabalho antes e durante o evento, responsável pela organização do trabalho de comunicação, etc…)
- Apresentação de propostas de cartaz para o III ENE para definição na próxima reunião com o tema:” Construção de um Projeto Classista e Democrático de Educação.”
- Atualização do blog que está em funcionamento com relatórios das reuniões, como instrumento de divulgação do III ENE ( O ANDES-SN cumpre esta tarefa).
OBS: destacou-se a importância das entidades garantirem na próxima reunião a presença dos profissionais envolvidos na equipe de comunicação do III ENE.
Diagnóstico educacional:
- Necessidade de redimensionamento do cronograma de realização;
- Necessidade de reunir os grupos de trabalho para fechamento do roteiro;
- Indicações para definição na próxima reunião: encontros preparatórios estaduais nos meses de maio e junho de 2018; local do 3° ENE (Brasília, BH, São Paulo e Rio de Janeiro); realização da etapa nacional: antes ou depois das eleições presidenciais?
OBS: para a definição do local os presentes na reunião indicam que as entidades / movimentos considerem as questões de infraestrutura, acesso/preço passagens aéreas e terrestres, mobilização, existência de apoio político local e determinantes que possibilitem a realização de um encontro bastante participativo e com boa organização.
- Próxima reunião: Sugestão- dias 12 e 13 de janeiro de 2018 (Rio de Janeiro, São Paulo, ou em Salvador, após o congresso do ANDES (30 e 31 de janeiro). As entidades/ movimentos devem se posicionar sobre a data e o local até o dia 04 de dezembro.
- Sugestão de pauta para a próxima reunião:
12/01- Informes das entidades; definição da local, data, encontros estaduais e nacionais; organização da comunicação e divulgação, apresentação de propostas de programação e metodologia de organização do 3° ENE (estadual e nacional)
13/01- trabalho dos GT’s para organizar o diagnóstico educacional a ser concluído até abril de 2018.
Ao Final o representante do ANDES-SN entregou aos presentes um texto do sindicato com o título: “Conhecer a história para reafirmar princípios: trajetória do ANDES-SN nas lutas em defesa da educação pública”, e expôs o que a diretoria irá propor ao 37º Congresso do sindicato, como parte do debate sobre a CONAPE. Sugeriu ainda que, em relação ao debate sobre o avanço da privatização da educação brasileira, na próxima reunião, se avalie que este tema possa ser incluindo como um seminário na programação do ENE- etapa nacional.