Representantes das entidades que compõem a Coordenação Nacional de Entidades Em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) se reúnem nesta quinta-feira (22), na sede da CSP-Conlutas, em São Paulo (SP).
Na pauta da reunião está a continuidade da organização do III Encontro Nacional de Educação, sua estrutura, palestrantes e também formas de financiamento.
“Vamos discutir também os encontros preparatórios, que vêm acontecendo nos estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Bahia e Espírito Santo, entre outros. E devemos iniciar uma discussão sobre a necessidade de transformar o ENE em um espaço de resistência ao projeto de destruição da Educação Pública”, contou Raquel Dias, 1ª tesoureira do ANDES-SN.
“Considerando o contexto atual e a conjuntura, para além de construir um projeto alternativo, é preciso preparar a resistência ao projeto do Capital de destruição da Educação Pública”, acrescentou.
De acordo com a diretora do Sindicato Nacional, é importante que o ENE seja, para além de um espaço de discussão e elaboração, um espaço de mobilização de outros setores dos movimentos sociais. “Vamos ter uma mesa no encontro sobre educação popular, que terá a participação dos movimentos sociais e dos movimentos populares. Queremos aproveitar o espaço dessa mesa para incorporar esses movimentos, que vão fazer saudação nessa mesa, de forma mais orgânica ao próprio ENE”, comentou Raquel.
O III Encontro Nacional de Educação acontecerá em abril de 2019, em Brasília (DF).
Fonte: ANDES-SN