Reunião da Conedep avança na preparação do III ENE

A Coordenação Nacional de Entidades Em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) se reuniu na sede do ANDES-SN em Brasília (DF) nos dias 20 e 21 de julho e deu prosseguimento à preparação do III Encontro Nacional de Educação (ENE), que deve ser realizado na capital federal em abril de 2019.

A reunião teve presença de entidades nacionais, como ANDES-SN, Sinasefe, Fasubra, Associação Brasileira de Educadores Marxistas (ABEM), Associação Brasileira De Ensino E Pesquisa Em Serviço Social (ABEPSS), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET), além da participação online da CSP-Conlutas. Também estiveram presentes o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública de Santa Catarina e os coletivos Juntos e Mover.

Foram debatidas as estratégias de comunicação para o III ENE e um plano de divulgação do encontro. Após, a reunião se debruçou sobre o documento orientador dos encontros preparatórios regionais e/ou estaduais para o III ENE.  O documento resgata o histórico das lutas em defesa da educação pública desde a década de 1980, além de trazer os eixos trabalhados e as sínteses dos documentos finais dos dois encontros anteriores.

“Os desafios para o III ENE trazem a necessidade da rearticulação de todos os setores que defenderam e defendem historicamente a educação pública, gratuita, laica de qualidade social, classista, democrática para avançar na construção do Sistema Nacional de Educação e se contrapor à hegemonia dos setores mercantis e privatistas da educação. Para tanto, torna-se necessário e urgente concentrar esforços na construção dos Encontros Preparatórios Estaduais e/ou Regionais que culminarão com o III ENE, em abril de 2019, tendo em vista a análise crítica e atualização do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira, a partir dos diagnósticos elaborados pelas etapas preparatórias”, comenta Elizabeth Barbosa, 2ª vice-presidente da Regional Rio de Janeiro e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN.

Fonte: ANDES-SN

Outras postagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s