Relatório da Reunião da Conedep de 20 e 21/7

Data: 20 e 21/07/2018
Horário: 10h00 às 17h00
Local: Sede do ANDES-SN. SCS quadra 2, Bloco C, edifico Cedro II, 3o Andar, Brasília.

Dia 20/07/2018
Presentes: ANDES – Jaqueline Lima, Elizabeth Carla e Raquel Dias; CFESS – Francieli Borsato; FENET – Luiz Paulo; ABEM – Lucelma Braga; SINASEFE – Magda Furtado; Coletivo Juntos – Victor Gorman; Coletivo Mover – Ayla Viçosa; Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública de Santa Catarina – Camila Casarotto.

Participação online (Skype): CSP Conlutas – Sirlene Maciel; ABEPSS – João Paulo.

Dia 21/07/2018
Presentes: ANDES – Elizabeth Carla e Raquel Dias; FENET – Luiz Paulo; ABEM – Lucelma Braga; SINASEFE – Magda Furtado; FASUBRA – Mariane Siqueira; Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública de Santa Catarina – Camila Casarotto e Astrid Baecker.

PAUTA:

  1. Informes nacionais
    • CSP Conlutas: informou que haverá reunião da Coordenação Nacional da CSP Conlutas nos dias 17, 18 e 19/08/2018 em São Paulo, durante a qual haverá uma mesa sobre Educação.
    • ANDES: informou que houve reunião da Frente Nacional Escola sem Mordaça nos dias 11 e 12/07/2018 na sede do ANDES por ocasião da votação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados do Projeto nº 7180/2014 (Escola sem Partido), a qual foi suspensa sem nova data agendada ainda. A Frente discutiu a necessidade de manter-se alerta a respeito da tramitação do projeto e traçou algumas ações de combate ao referido projeto.
    • CFESS: informou que haverá o 2º Seminário Nacional “O trabalho do/a assistente social na política de assistência social”, em Fortaleza (CE), nos dia 01 e 02/08/2018 realizado pelo CFESS e CRESS-CE.
    • ABEM: informou que a ABEM está se organizando para participar tanto da construção do III ENE como da Frente Nacional Escola sem Mordaça.
  2. Informes dos estados:
    •  Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública de Santa Catarina: informou que ocorreu a etapa estadual preparatória de Santa Catarina do III ENE, que reuniu cerca 227 pessoas das 402 inscritas e entregou relatório impresso do evento contendo todas as informações.
  3. Informes da Comissão de Comunicação

Os jornalistas Carlos Eduardo e Renata Maffezoli do ANDES (Renata estará compondo a comissão pelo ANDES) participaram da reunião nesse momento e socializaram os seguintes informes:

  • Será feito um novo blog que incorporará os conteúdos do I e II ENE e que terá um link para os conteúdos do III ENE com o seguinte endereço: encontronacionaldecomunicacao.org.br.
  • Será criado um e-mail – [email protected] para receber as demandas referentes à Imprensa e também para as pessoas enviarem as informações sobre os encontros regionais.
  • A arte do cartaz foi aprovada, bem como a logo da Conedep.
  1. DOCUMENTO ORIENTADOR DO III ENE

A reunião se debruçou sobre o documento orientador dos encontros preparatórios regionais e/ou estaduais para o III ENE.  O documento resgata o histórico das lutas em defesa da educação pública desde a década de 1980, dos I e II ENE, trazendo os eixos trabalhados e as sínteses dos documentos finais dos dois encontros.  Os desafios para o III ENE traz a necessidade da rearticulação de todos os setores que defenderam e defendem historicamente a educação pública, gratuita, laica de qualidade social, classista, democrática para avançar na construção do Sistema Nacional de Educação e se contrapor à hegemonia dos setores mercantis e privatistas da educação. Para tanto, torna-se necessário e urgente concentrar esforços na construção dos Encontros Preparatórios Estaduais e/ou Regionais que culminarão com o III Encontro Nacional de Educação (ENE), em abril de 2019, tendo em vista a análise crítica e atualização do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira, a partir dos diagnósticos elaborados pelas etapas preparatórias.

  1. OUTROS ENCAMINHAMENTOS:

A maior parte da reunião nos dois dias foi consumida pela leitura e pelo ajuste do Documento Orientador, o qual será encaminhado, primeiramente, para as entidades nacionais para avaliação. Em seguida, será divulgado. Algumas outras questões não foram tratadas e serão encaminhadas para a próxima reunião, conforme convocatória que será encaminhada o mais rápido possível.

Convocatória da Reunião da CONEDEP

Data: 29/08/2018
Horário: 9h00  às 17h00
Local: Sede do ANDES-SN. SCS, Quadra 2, Bloco C, edifico Cedro II, 3o Andar – Brasília.

Pauta:

  1. Informes
  2. Comissão de comunicação
  3. Programação / palestrantes III ENE
  4. Infraestrutura do III ENE
  5. Financiamento do III ENE
  6. Outros encaminhamentos

 

Outras postagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s